A EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA

É em casa que aprendemos nossos 1ºs valores. Aprendemos a respeitar o próximo, a nos portar em uma mesa, a valorizarmos o bem, os bons costumes, nossa família, nossa sociedade.
É em casa que nossos pais nos ensinaram e nós, ensinamos aos nossos filhos, através de nossos bons exemplos, como devemos agir em relação a si mesmo e ao próximo.
É em casa que aprendemos sobre saúde, higiene e bem-estar. Aprendemos a cuidar dos animais e das próprias coisas, para que elas não se percam e não se estraguem.
É em casa que comparamos tudo o que aprendemos na escola, que analisamos e colocamos em prática o que nos ensinam todos os dias na escola.
E o que fazer quando esta conta (casa + escola) não dá certo? Quando nossa professora diz para cuidarmos do nosso meio ambiente e nós não o fazemos?
Veja: cada cidadão (homem e mulher) produz em média 1 kg (um quilo) de lixo por dia. Todos os dias, cada um de nós produzimos 1 kg lixo/dia. Você já se perguntou o que acontece com esse lixo? E amanhã? Criamos nossos filhos para viverem neste amanhã. E como será este amanhã? Dizemos para respeitarmos o próximo para que amanhã nós sejamos respeitados. Dizemos para cuidarmos de nós e da nossa saúde para que tenhamos vida longa, mas na pratica parece que não é bem assim...
Se fizermos uma conta básica fica mais fácil.
SCS: Só SCS tem 200.000 habitantes aproximadamente. Se cada habitante produz 1 kg de lixo/dia, totaliza-se 200.000 kg DE LIXO POR DIA. Agora soma: Todos os dias? O Ano todo? E você não se preocupa? E por que reclama do cheiro do rio? Você também é responsável/culpado por esse cheiro...
Limpamos nossa casa, nossos corpos e não nos preocupamos com o lixo que produzimos. Não nos preocupamos com o que acontece da porta pra fora de nossas casas limpas, sem pensarmos em uma coisa importante: Nós passamos a maior parte do nosso tempo fora de nossas casas (seja na escola, no trabalho e outras atividades)...
E o lixo que tiramos para fora de nossas casas limpas? Sem percebermos, este lixo está mais próximo do nosso trabalho, da nossa escola, de nossas ruas. E o que fazemos? Cobramos do Estado uma responsabilidade que é nossa. Achamos que nosso dinheiro compra tudo, inclusive nossa falta de educação, pois queremos que o lixeiro venha todo o dia para que as outras pessoas não vejam o tamanho da nossa sujeira, o tamanho do nosso consumo.
E não parece contraditório trabalharmos tanto, para gastarmos tanto com limpeza e com impostos, sendo que nós mesmos poderíamos economizar administrando nosso próprio lixo? Pare então para pensar: É assustador!
E boa parte desse lixo nem é lixo!!!
Pequenas atitudes fazem a diferença. Ficamos admirando os fazedores de fuxico, os artistas plásticos, os artesãos, as donas de casa que aumentam a renda fazendo geléia colocando naqueles potinhos de papinha para neném... Estas pessoas não são mais talentosas do que você, são apenas mais espertas, pois aproveitaram o próprio lixo RECICLANDO e recuperaram parte do dinheiro que elas gastaram...
RECICLANDO: É aqui que é o ponto.
Na escola aprendemos isso. Temos o DEVER de praticarmos em casa com a nossa família e nossos filhos. Vivemos num caos urbano. TEMOS QUE FAZER ALGO...

FAZER ALGO?
Seja educado: SEPARE SEU LIXO. Seja inteligente: SEPARE SEU LIXO. Seja consciente: SEPARE SEU LIXO. Seja responsável: SEPARE SEU LIXO. Seja exemplo: SEPARE SEU LIXO.

Faça isso. Você vai perceber como você mesmo vai se sentir melhor como pessoa e vai contribuir com todos, com a sociedade e com o meio-ambiente.

E não cobre somente dos políticos. Cobre mudanças suas você e do seu vizinho. Isso é um ato de cidadania e de amor e respeito ao próximo. Assim, vamos todos contribuir para o nosso amanhã, um amanhã melhor, mais limpo e mais consciente.

E mais uma coisa: Não vamos confundir a cabeça dos nossos pequenos. Temos que seguir o exemplo que a escola nos dá e quando nos tornamos pais temos o prazer/dever de rever/ re-aprender tudo que vimos quando fomos crianças e não fizemos direito.

Então: Aproveite! Seja o exemplo! Assim seu filho terá orgulho de você (PAI e MÃE) hoje e ele será o seu orgulho amanhã!

0 comentários: